Fernanda Sgarbossa

Sou professora de Inglês há 30 anos, iniciei minha história com a língua inglesa na década de 80. A paixão pelo idioma aconteceu por causa da música e tinha o objetivo de entender e cantar com pronúncia correta, sem enrolação.

Na época, fazer aulas de inglês era um sonho que me parecia muito distante considerando seu alto custo, mas que pude realizar graças ao financiamento de uma tia muito próxima. A minha primeira experiência como aluna foi no Instituto de Línguas (ILG) em Maringá, escola da UEM (Universidade Estadual de Maringá). Passei por outras escolas até que entrei na faculdade de Letras.

Decidi que queria ensinar Inglês e antes de terminar a faculdade já iniciei minha vida de “teacher”. Ao longo dos anos fui me especializando, fazendo cursos para melhorar pronúncia e fluência dentre os quais uma especialização em Métodos e Técnicas de Ensino. Nela, tive uma disciplina sobre Ensino a Distância (EAD), com prática no laboratório da UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa), mas era tudo muito novo, e ainda tinha receio de ensinar sem ter contato “face to face” com meus alunos – um pensamento bastante arcaico, eu sei.

Depois de um tempo li o livro Sala de aula Invertida (Jonathan Bergmann e Aaron Sams), que me abriu os olhos para oportunidades que eu estava deixando passar. Voltei a estudar, pesquisei ferramentas tecnológicas, como aulas e tutoriais, e com isso as ideias foram tomando forma.

Como ampliar minha sala de aula? Como desenvolver algo que possa ajudar mais pessoas a aprender Inglês, com liberdade de fazer quando e onde puder e ainda com valor acessível? Como fazer tudo isso funcionar dentro de uma mesma plataforma? Foram tempos de muita reflexão, nos quais eu precisava acreditar que daria certo.

Testei diferentes metodologias me inscrevendo em diferentes cursos online, e fiquei fascinada com a facilidade de se obter informação e aprender sobre coisas que antes eu tinha pouco ou nenhum acesso. Depois desta experiência, o desejo de criar uma plataforma para compartilhar o meu conhecimento e vivência no ensino da língua inglesa foi crescendo e surgiu EASE YOUR ENGLISH, o seu curso de Inglês online.